segunda-feira, dezembro 18, 2006

Uma Praga

Quantas vezes já não pensei na possibilidade de não existir apenas vida humana (dita inteligente) no Universo. Tenho dias que penso "e se fosse hoje que descobrissemos que existe alguém lá fora?". Como nos sentiriamos? Ameaçados?

A Natureza humana é primitiva. Agressiva, possessiva, primata. Embora possamos alegar que somos cada vez seres mais conscientes e civilizados, na realidade canalizamos essas energias indesejáveis para outro tipo de actividades menos óbvias.

Penso que o Capitalismo é uma dessas novas formas de manifestação de poder e de imposição. O que distingue um animal selvagem, que luta com outros animais para manter o seu território, de um homem engravatado que ambiciona sempre mais e mais, comprando ou vendendo tudo, para poder arrecadar mais dinheiro, mais poder? O desequilíbrio económico que existe a nivel mundial é um flagelo. Penso muito nisso: metade do mundo passa fome, e eu, naturalmente, instintivamente, deito comida fora, pois não tenho fome.. isto de pois de já ter ingerido provavelmente mais do que a dose de comida que realmente necessitaria para viver (e eu nem como muito).

Existirá um futuro nestes moldes? Este tipo de gestão só nos condena.
Volto a pensar então: "e se houvesse algo mais?"
Que imagem dariamos de nós?
Um planeta a saque. Poluído, fome, guerra.
Decerto não seriamos uma civilização, apenas mais uma praga, uma doença, da qual o Planeta Terra padece.

..e talvez por isso ainda estejamos sós.