terça-feira, abril 17, 2007

Informação e Conhecimento


Informação e Conhecimento, palavras em voga.

A revolução da Sociedade da Informação trouxe-nos o acesso a
quantidades até então nunca imaginadas, de informação, conhecimento.
Nem toda essa informação tem o mesmo "teor informativo", a maioria dela ruído, misturado com informação "pura", com conhecimento.

Muitos de nós hoje em dia já sentimos o mesmo. Quantas vezes ao pesquisar algo na Internet se encontra tudo menos o que se pretende procurar? Não quero dizer que tudo o que não me interessa, não faça sentido existir na Internet, mas a maioria da informação nela presente é ruído, que estagna e atrasa a "Rede Global".

Num espaço de 100 anos, a Humanidade viu-se evoluir a um ritmo alucinante, e tudo indica que este ritmo aumente exponencialmente. Até que limite?
Existirá limite? Chegará o dia em que não teremos capacidade para lidar com tamanha quantidade? Chegará um dia onde o conhecimento perderá no meio de uma anarquia de informação selvagem e ruidosa?

Outro facto é a complexidade do conhecimento gerado pelos avanços nos vários domínios humanos. Muitos domínios tornaram-se demasiado complexos que poucos previligiados - mentes brilhantes - conseguem entende-los e fazer progressos na área.

Terá o Homem do futuro a capacidade intelectual de num curto espaço de tempo de 80, 90, 100 anos, absorver conhecimento de forma a poder contribuir para o avanço da Humanidade?
Terá tempo para isso? Tendo em conta o avanço exponencial do conhecimento Humano, serão 90 anos suficientes para um Homem absorver conhecimento, e gerar conhecimento? Terá tempo e capacidade para compreender apenas o conhecimento de ponto de partida?
Não se trata apenas do facto da estagnação da evolução Humana, mas o risco da regressão - a perca de conhecimento, que sem que ninguém o reconheça, se perderá.

Talvez a especialização, logo desde criança seja o caminho. Cedo o perfil de cada ser Humano será traçado, e a criança encaminhada para estudos de uma área específica.

Imagine-se este cenário: a Humanidade corre o risco de perder informações e conhecimentos de diversas áreas e domínios pois estes já são demasiados e demasiadamente complexos e necessitam urgentemente de ser salvados do esquecimento.

O processamento de informação será cada vez mais pesado, e até já nos dias de hoje existem bases de dados cheias de informação, á espera de ser processada e entendida. As bases de dados de Metereologia são um exemplo - aqui a complexidade dos cálculos são o maior problema.

Este artigo pode ser um pouco fantasioso, mas é facil perceber que se em 15 anos, a Internet evoluíu da forma que está á vista, o que será dela daqui a 100 anos? 200 anos? 1000 anos?
E a Humanidade?